Documento sem título
 
(11) 4526-1006 / (11) 99986-1006
Av. Fernando Arens, 1749, Vila Progresso - Jundiaí - SP CEP: 13202-571
vendas@fortunatoadriani.com.br
 
Notícia - 10/04/2018 - Crédito fácil e barato vai reduzir custos financeiros das empresas e estimular investimento
10/04/2018 - Crédito fácil e barato vai reduzir custos financeiros das empresas e estimular investimento

Com o empréstimo do Banco do Nordeste, o empresário Renato Dantas conseguiu tirar do papel o antigo projeto de implantar uma fábrica de discos de alumínio, um dos principais insumos da indústria de panelas. "Usei o financiamento para comprar as máquinas. Sem isso, não teria capital para adquirir os insumos e colocar a fábrica para funcionar", diz Dantas.

Localizada em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, a empresa de Dantas, a Império Indústria de Laminados Ltda, começou a operar há quase seis meses, emprega 22 pessoas e fornece discos de alumínio para 60 fabricantes de panelas da região.

Dantas pagou a primeira parcela do empréstimo de R$ 954 mil do Banco do Nordeste em março. Ele conta que pedirá, mais adiante, outro crédito, desta vez, para capital de giro. Para obter os recursos da linha especial para investimento com juros subsidiados e prazo de pagamento de cinco anos e um ano de carência, Dantas recorreu ao Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Os Núcleos de Acesso ao Crédito, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com as federações estaduais de indústrias, orientam e preparam as empresas para tomar empréstimos no sistema financeiro. Atualmente, além da FIEC, outras 19 federações oferecem o serviço aos industriais.

"O pessoal do Núcleo ajudou a fazer o projeto, provar a viabilidade da empresa e atender à burocracia. Com isso, o empréstimo saiu em cinco meses", afirma o empresário. O financiamento obtido no Banco do Nordeste equivale a cerca de 30% do projeto de Dantas.

A história da pequena indústria do interior do Ceará mostra como o crédito é importante para aumentar os investimentos na produção e criar empregos no país. No entanto, o crédito no Brasil é caro e escasso, diz a economista da CNI Flávia Ferraz.

Por isso, o financiamento é um dos fatores-chave do Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022. "As empresas brasileiras ainda enfrentam dificuldades para financiar suas atividades produtivas, de vendas e de exportação. Recursos insuficientes, a custos elevados ou com prazos inadequados, frustram projetos de investimentos e, consequentemente, o crescimento econômico", diz o Mapa.

Fonte: Portal da Indústria
 
 
Índice de notícias
 
 
Documento sem título
Copyright © 2011 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
Home | Fortunato Adriani | Produtos | Serviços | Localização | Fale Conosco